Projeto de criação de Parque Linear e Humanização da Avenida Salvador é apresentado à comunidade

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 18, no Centro Cultural, a apresentação do projeto “Parque Linear, Humanização da Avenida Salvador – Proposta para Mobilidade Urbana Integrada” para empresários, moradores da Avenida Salvador e sociedade civil organizada em geral.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Prazeres Daniel, deu boas-vindas aos presentes e apresentou a equipe técnica de Arquitetos Urbanistas e Engenheiros Civis da Prefeitura responsável pelo projeto.

Em discurso o prefeito Humberto Santa Cruz disse que a ideia do projeto é criar um senso de pertencimento a cidade, fazendo com que os moradores cuidem e valorizem mais dos espaços públicos. “Primeiro nós ocupamos as praças, depois começamos a asfaltar e iluminar as grandes avenidas, e agora, depois do sucesso dessas obras, nós começamos a sonhar com esse parque linear, onde eu tenho certeza que quando pronto se tornará o cartão de visita de Luís Eduardo Magalhães”.

O prefeito fez questão de destacar que este é um projeto piloto. “É uma obra que é um sonho, mas que sabemos que em Luís Eduardo Magalhães é possível de ser realizada, porque aqui as coisas acontecem e tenho certeza que poderemos contar com a ajuda dos nossos parceiros”, continuou Humberto. Posteriormente, pretende-se lançar o projeto em outras avenidas estruturantes da cidade como a Brasília, JK e Kichiro Murata.

Na oportunidade o prefeito Humberto também parabenizou o empresário Antônio Tadeu Muterle, fundador do Grupo Santo Antônio, pela visão que teve anos atrás em plantar árvores na Avenida JK e cuidar do local que hoje se transformou em uma verdadeira praça de lazer para a comunidade. “Se todo mundo fizesse um pouquinho pela nossa cidade, com certeza hoje ela já seria ainda melhor”, disse Tadeu.

Durante a apresentação o presidente da ACELEM, Marcelo Piccolo se comprometeu a doar a grama para o paisagismo da primeira etapa do Projeto. A ideia é que mais empresários da cidade contribuam nos próximos dias através de doações de materiais como meio-fio, postes de iluminação, bancos de concreto, lixeiras, entre outros para que o projeto possa ser viabilizado.

Também prestigiaram a apresentação os secretários de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz; Educação, Marli Cenci; Cultura, Jacyra Gomes; Indústria e Comércio, Sérgio Pitt; Infraestrutura, Waldemar Lobo; Governo, Cândido Henrique Trilha; Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Agnaldo Antunes; Agricultura, Jeovásio Carvalho, Ciência e Tecnologia, Marçal Tsukamoto; a chefe de Gabinete, Rosa Maria Stahlke e a procuradora Danielle Almeida Luz.

Sobre o projeto – O projeto contempla ciclovia, pista de caminhada, arborização e gramíneas, pontos de alimentação com equipamentos itinerantes, academias para exercícios, pistas de skate, bicicletários, quiosques, fonte d’água, relógio solar, parque infantil, quadras de areia, mesas para esportes de tabuleiro, faixa exclusiva e estações para transporte coletivo, estação para moto táxi, estacionamentos para carros e motos distribuídos em uma área de 61.251,70m².