O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO MARCA A CELEBRAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

09/09/2019

O tradicional desfile da Independência do Brasil reuniu um grande público no centro da cidade. Desde as primeiras horas da manhã de sábado (7), famílias, crianças, jovens e adultos ocuparam vários trechos da rua Paraíba, no centro da cidade, para acompanhar a apresentação de 54 instituições, entre creches, escolas, associações, entidades e empresas privadas.

Também estiveram na festa de comemoração dos 197 anos da Independência de Portugal, o prefeito Oziel Oliveira, a deputada estadual Jusmari Oliveira, autoridades civis, militares, secretários municipais e vereadores.

Para o chefe do executivo essa data é de suma importância para a manutenção dos valores do civismo e para o resgate da importância da história do país.

“O desfile é um atrativo para a cidade. Percebemos que as pessoas e as crianças querem participar e isso é muito importante para que o patriotismo esteja presente em todos nós”, destacou.

De acordo com historiadores, a Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do Rio Ipiranga, atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente, D. Pedro, ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que carregavam nos uniformes. Em seguida, gritou “independência ou morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

A dona de casa Sandra Ramos participou das comemorações no centro de Luís Eduardo Magalhães e gostou da festa. Para ela, um momento importante de resgate de um dos momentos mais marcantes da história do Brasil.

“A gente aprende tudo isso na escola e nem sempre o dia é lembrado com a devida importância. Hoje foram milhares de pessoas de todas as idades e segmentos valorizando nossa independência de uma maneira muito bonita e organizada”, encerrou.