A Cidade

Luís Eduardo Magalhães é um Município do Extremo Oeste da Bahia, que foi emancipado de Barreiras em 30 de março de 2000, através do projeto de Lei nº 395/1997. O nome foi uma homenagem ao filho do ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, escolhido após referendo. LEM, como carinhosamente é conhecida, era Distrito de Barreiras, antes, um povoado denominado Mimoso do Oeste. Atualmente é a 5º economia do Estado da Bahia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um Produto Interno Bruto (PIB), de R$ 8,8 bilhões.

História

Tudo começou em 1974 com a chegada à região dos baianos Enedino Alves da Paixão (Negão) e sua esposa Maria Firmino de Jesus, além dos seus oito filhos. A família se instalou no entroncamento das BRs 242 e 020, construindo uma pensão que alojava os caminhoneiros que transitavam pelas rodovias.

Em 1982 o pecuarista Hipólito Cardoso Ferreira e o empresário goiano Arnaldo Horácio Ferreira adquirem uma área de terra equivalente a 182.000 hectares.

Dois anos depois, em 1984 é fundado o povoado de Mimoso do Oeste, e em 1989 a comunidade é elevada à condição de Distrito de Barreiras.

No início dos anos 80, aportaram-se na região pecuaristas e agricultores vindos do Sul do país, em busca de melhores condições de vida, atraídos pelas características da região, marcadas pelo terreno plano e abundância de água, que a caracterizava como uma possível nova fronteira agrícola.

Dentre estes agricultores e pioneiros, encontravam-se os senhores Adelchi Pereira Ramos, Jacob Lauck e Amélio Gatto.

Também nos anos 1980 chegaram, Luís Hashimoto, Eduardo Massao Yamashita, Constantino Catarino de Souza e Ottomar Schwengber. Foi a família Schwengber que fundou o primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade, que hoje é o maior da América Latina.

Siegfried Janzen, conhecido como Toni, de Dianópolis  (TO), fundou a primeira Associação de Moradores de Mimoso do Oeste. O casal Aparecido Cirilo e Amélia Pontes Costa Cirilo (Amelinha) também fazem parte desta história. Amelinha foi uma das primeiras enfermeiras da região.

Em 2000 o Distrito é reconhecido como município de Luís Eduardo Magalhães, ma homenagem ao filho do ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, escolhido após referendo. 4.036,094 Km²

 

Indicadores:

População: 107.909

Área Territorial: 4.036,094 km²

Bioma: Cerrado.