ALAVANCANDO O COMÉRCIO: LUÍS EDUARDO MAGALHÃES INAUGURA SALA DO EMPREENDEDOR

Empresários, comerciantes e potenciais empreendedores de Luís Eduardo Magalhães contam agora com um espaço adequado para receberem orientações e até mesmo legalizarem seus empreendimentos com menos burocracia. O município inaugurou na última terça-feira (03), a Sala do Empreendedor, que tem o apoio da unidade regional do Sebrae, localizado em Barreiras. O evento foi feito a um 1 dia do início da maior feira de negócios e entretenimento do oeste da Bahia – EXPOLEM.

“Esse realmente é um momento especial para o nosso comércio. A Sala do Empreendedor vai viabilizar a formalização de muitas atividades, gerando benefícios para o setor e município”, comemorou o prefeito Oziel Oliveira.

Além do Chefe do Executivo Municipal, também participaram da cerimônia, o Vice-Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Vanir Kolln; o Gerente Regional do Sebrae, Émerson Cardoso; o Secretário de Indústria e Comércio, Célio Donizete; o Presidente da Acelem, Joter Arcanjo; secretários municipais; vereadores; empresários e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Célio Donizete, comentou: consultores darão orientações sobre compras públicas e participação em licitações, linhas de crédito e financiamento, abertura de empresas de uma forma mais ágil e desburocratizada”. Já o Gerente da Unidade Regional do Sebrae em Barreiras, Émerson Cardoso, destacou: “o que nós temos hoje é o empreendedorismo muito forte para a sobrevivência, mas o empreendedorismo para a competitividade, visando crescimento e formação de empregos, precisamos de informação e de um espaço que esteja à altura desses empreendedores. Esse foi o primeiro diálogo que tive com o prefeito Oziel Oliveira, e na oportunidade, estamos inaugurando a Sala do Empreendedor”.

De acordo com Oziel, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é parceiro do município nesta ação e o responsável por capacitar o agente de desenvolvimento local, que realizará o atendimento. “Estimular o desenvolvimento do comércio e da indústria é uma das características de todas as minhas gestões. O Sebrae é um grande apoiador neste processo que impulsiona o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios, dinamizando a economia local, favorecendo a geração de mais emprego, ampliando a renda e melhorando a vida dos munícipes”, enfatizou.

Após a solenidade, foi realizada no auditório do Hotel Saint Louis, a palestra “O Futuro é Digital”, em comemoração aos 45 anos do Sebrae, que mostrou como o apoio a uma pequena iniciativa pode se tornar um caso de sucesso. O palestrante Renato Mendes, criador e coordenador das estratégias de negócios da Netshoes, explicou como a empresa, que começou numa pequena loja, se tornou uma gigante do comércio eletrônico brasileiro. “Este é um grande exemplo a ser seguido e o caminho é formalizar a atividade, buscar capacitação e definir estratégias de atuação”, concluiu o prefeito.

A Sala do Empreendedor funciona na Secretaria de Indústria e Comércio, na Rua José Cardoso de Lima, 415, no centro da cidade. De acordo com dados do Sebrae, Luís Eduardo Magalhães tem hoje 4.500 microempreendedores individuais formalizados.