ARRAIÁ DO CIDADÃO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES VAI FICAR NA HISTÓRIA! EDIÇÃO DE 2018 JÁ É ESPERADA PELA POPULAÇÃO

O Arraiá do Cidadão realizado pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, nos dias 23 e 24 de junho, deixou saudades e expectativas para a próxima edição. O evento é uma releitura do que fora criado por Oziel Oliveira em 2001, ainda em sua primeira gestão como prefeito da recém-criada Luís Eduardo Magalhães, quando a Avenida Ayrton Sena se transformava em vila junina e barracas feitas de palha ofereciam as delícias típicas da época. Este ano, a história foi resgatada de maneira brilhante.

Os dois dias de festa aconteceram na área em frente ao Mercado Municipal no bairro Santa Cruz, contando com a participação de moradores de todos os cantos da cidade. Acesso democratizado foi, aliás, uma das preocupações da prefeitura, que disponibilizou diversos ônibus, saindo de vários bairros da cidade, gratuitamente, para que a população pudesse chegar até o local do evento e retornar para casa em segurança.

Além de oferecer atrações musicais, o Arraiá do Cidadão também destacou uma das mais fortes tradições da cultura nordestina: as quadrilhas juninas. Houve concurso entre os grupos culturais locais e apresentação de quadrilhas mirins. Em 2017, a quadrilha Cai Mais Não Cai conquistou os jurados e o primeiro lugar do concurso, levando o prêmio de R$ 12 mil, seguida pelos grupos Tira o Pé da Brasa, Virou Mexeu e Ki Balanço.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, Elton Almeida, a reinserção das quadrilhas no São João superou todas as expectativas. “Com coreografias bem executadas, roupas belíssimas que mostraram o cuidado e o capricho dos quadrilheiros, temáticas diversificadas, componentes bem entrosados, as quadrilhas juninas deram um verdadeiro show no Arraiá do Cidadão. Foi muito bom ver as famílias, crianças e jovens acompanhando e se divertindo com as apresentações. Era nosso objetivo, que atingimos com sucesso”, destacou Elton Almeida.

Para a parte musical dos dois dias do evento, artistas da cidade e região ganharam destaque na programação, empolgando os milhares de espectadores que cantavam e vibravam junto com cada uma das atrações, que se revezavam no palco montado em meio à praça.

Perguntado sobre sua avaliação do Arraiá do Cidadão, o prefeito Oziel Oliveira afirmou: “uma festa como essa não se avalia, se vive e se contagia com a alegria desse povo! Estamos resgatando a nossa história e escrevendo uma nova e muito mais feliz. Só tenho a agradecer a Deus por me proporcionar a oportunidade de trazer cultura e alegria para a minha gente e à minha equipe de governo que juntou dedicação e criatividade para que tudo isso acontecesse tão lindamente, sem gastos excessivos. E no ano que vem teremos muito mais”! Finalizou o prefeito.

SEGURANÇA E TRANQUILIDADE MARCARAM OS DOIS DIAS DO EVENTO

Os dados apresentados pelas Secretarias de Segurança e Saúde de Luís Eduardo Magalhães ratificaram o que foi visto no Arraiá do Cidadão: o clima de tranquilidade. Polícia Militar e Guarda Municipal realizaram juntas, 200 abordagens: cinco pessoas foram conduzidas à delegacia de polícia; quatro por envolvimento em brigas e um homem acusado de portar drogas. Aproximadamente 100 soldados, guardas municipais e agentes de trânsito atuaram no evento. Oito soldados do Corpo de Bombeiros compareceram a cada noite e realizaram um trabalho preventivo para verificação de itens de segurança, sem registro de anormalidades.

Na Unidade de Pronto Atendimento o movimento permaneceu dentro da normalidade. Destacaram-se três atendimentos por excesso na ingestão de bebidas alcoólicas e uma vítima de agressão. “Montamos uma estrutura para atender todas as necessidades, mas felizmente nada mais sério aconteceu. Ficamos muito felizes com os dados apresentados, fruto de um planejamento competente da gestão e dos colaboradores dos serviços públicos”, comentou o prefeito.

O Arraiá do Cidadão recebeu cerca de 20 mil pessoas, conforme dados apresentados pela organização do evento. Todos esperam ansiosos pela próxima edição do Arraiá do Cidadão.