AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO MARCAM ENCONTRO ENTRE PREFEITO OZIEL OLIVEIRA E REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES, ENTIDADES E INSTITUIÇÕES DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

O 1º Fórum Técnico de Avaliação e Planejamento Interativo com a Comunidade reuniu nesta sexta-feira (20) o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, secretários municipais e dezenas de representantes de associações, entidades e instituições que atuam na cidade. O objetivo do evento foi fomentar um debate profícuo sobre as atividades desenvolvidas nos últimos 10 meses de governo e as políticas públicas futuras, além de eleger prioridades com foco no bem e interesse da coletividade. Durante a abertura do encontro, o chefe do executivo municipal apresentou uma síntese das principais ações executadas neste período. “Sinto-me muito feliz em expor as nossas realizações à sociedade. Nada mais justo do que levar ao conhecimento dos cidadãos tudo o que estamos promovendo para o crescimento do nosso município”, comemorou o prefeito.

Em seguida, todo o secretariado aduziu os resultados de cada pasta. A Secretária de Governo, Katerine Rios, elencou algumas ações positivas da atual gestão citadas pelos participantes do encontro. Entre elas, a instalação do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, a aquisição de viaturas para a Sutrans e a Guarda Municipal, a compra da usina de asfalto, a boa qualidade da pavimentação que está sendo implementada nas ruas da cidade, o projeto de inclusão social Rede do Bem – Cuidando do Nosso Povo e o Programa Borboleta de apoio a mulheres vítimas de violência. “Apesar das dificuldades do início da gestão, inclusive a calamidade ocasionada pelas fortes chuvas, estamos conseguindo atender às necessidades da nossa população. Temos certeza que o escoamento das águas pluviais não será mais problema com a reconstrução dos canais do Santa Cruz e Rio dos Cachorros”, explicou.

O médico Felipe Melhem, que responde pela Secretaria de Saúde, mostrou dados importantes. Segundo o secretário, em 2017 já foram realizados 1062 partos; 25 mil consultas com especialista na Policlínica; mais de 30 mil atendimentos na UPA; 3 mil cirurgias ortopédicas, ginecológicas, urológicas, otorrinolaringológicas e oftalmológicas no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira.  Também foram feitos mais de 60 mil atendimentos nos postos de atenção básica; 10 mil ultrassonografias; mais de 900 ressonâncias; quase mil mamografias; 1.500 tomografias e em torno de 400 mil exames laboratoriais.

Já o titular da pasta da Educação, Leandro dos Santos, revelou um dado que reflete a relevância destinada ao setor. “Este ano a Prefeitura investirá R$ 104 milhões em educação”. O secretário afirmou que em 2017, a rede municipal de ensino recebeu 2 mil novos alunos, mas que ainda assim, foi possível recuperar escolas, comprar carteiras e reestruturar as  condições de funcionamento das 36 unidades de ensino do município. Ele também ressaltou os avanços no transporte escolar e a criação da política de rede estabelecida em todas as escolas municipais. “Desta forma, a qualidade do ensino é a mesma para todos os discentes. Não existe escola melhor que a outra”, finalizou.

O Secretário de Cultura e Esportes, Elton Almeida, destacou iniciativas como o sucesso do Arraiá do Cidadão e o retorno das atividades do Domingo Cultural, além de comemorar o excelente resultado da equipe de Luís Eduardo Magalhães na conquista da Copa Oeste de Seleções e o apoio dado ao esporte de uma forma geral.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal respondeu a perguntas feitas pelos participantes do Fórum Técnico. O primeiro questionamento foi feito pela Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, acerca da inclusão das propostas no orçamento do ano que vem. “Tudo o que for definido aqui como prioridade entrará na previsão para 2018”, confirmou o gestor.

Outra questão levantada foi em relação ao Hospital Municipal. “Estamos conversando com nossas lideranças no Governo do Estado e Senado Federal para buscarmos recursos e iniciarmos a obra. Já recebemos o relatório final de como será o hospital e a partir deste diagnóstico, podemos elaborar o projeto técnico executivo para pleitearmos financiamentos junto à Desenbahia, e assim, realizarmos esta tão sonhada obra”, asseverou Oziel.

A iluminação da BR 242 também foi abordada. “Nós já estamos elaborando o projeto e em busca do apoio do Governo Estadual para iluminar a travessia urbana da BR 242. Aproveito a oportunidade para falar que em pouco tempo, já teremos aqui as três passarelas que irão facilitar a vida e dar segurança a quem precisa atravessar a pista todos os dias”, disse o prefeito.

Durante o encerramento do evento, Oziel Oliveira falou sobre o lixão e ratificou o empenho a fim de solucionar o problema. “Depois da finalização do projeto, da obtenção de todas as autorizações ambientais e definição do local de instalação, que precisa seguir uma série de regras estabelecidas pela legislação, resolveremos de forma definitiva esse impasse que é de interesse de toda a nossa população”, concluiu.

Confira mais imagens na galeria de fotos.

Clique aqui