BAHIA FARM SHOW 2017: PREFEITURA DE LEM PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGRICULTURA FAMILIAR NO TERCEIRO DIA DA FEIRA

Alunos da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães estão recebendo orientações sobre educação ambiental e agricultura familiar nos stands das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, montados na Bahia Farm Show. “Elas são o futuro da nossa cidade e precisam aprender que é possível produzir alimentos e garantir renda sem prejudicar o nosso meio ambiente”, explicou o Diretor de Agricultura, Rubens Anunciação.

Na primeira etapa da aula prática, os estudantes conheceram um sistema conhecido como APAIS – Alternativa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável. Por meio desta tecnologia, é possível integrar no mesmo local a produção animal e vegetal a partir da mão de obra familiar, para melhorar a alimentação, nutrição e renda dos envolvidos. “No nosso caso, integramos a criação de galinhas e o cultivo de verduras e hortaliças no mesmo espaço. Além de facilitar o manejo, a técnica reduz os custos de forma significativa e proporciona renda, uma vez que o excedente pode ser comercializado no próprio município”, comentou o Professor de Agronomia da Universidade do Recôncavo Baiano, Djael Dias da Silva.

No stand da Secretaria de Meio Ambiente, os discentes também tiveram a oportunidade de conhecer o que os técnicos chamam de quintal agroecológico. A técnica possibilita o plantio de frutas com o uso de adubo orgânico, apresentando resultados a médio prazo e que, segundo o Professor Djael, funciona como uma poupança para os pequenos produtores rurais. “A comercialização das frutas vai complementar a renda. As hortaliças e as aves produzidas na APAIS garantem a manutenção diária e o quintal agroecológico, um lucro posterior”, explicou.

Quem visitar o stand da Secretaria de Meio Ambiente, que funciona das 9 às 17 horas, também poderá levar para casa, mudas de Graviola, Romã, Pau-Brasil e Oiti. Estamos aqui à disposição da população para esclarecer dúvidas sobre os temas apresentados e também de assuntos ligados à agricultura e meio ambiente de uma forma geral, finalizou Rubens Anunciação.

Confira mais imagens na galeria de fotos