Fotos da Cidade

Luís Eduardo Magalhães é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 84 753[5] habitantes.

O município de Luís Eduardo Magalhães era antes um pequeno povoado denominado Mimoso do Oeste, que passou a ser distrito através da Lei n° 395/1997, sua denominação atual, para após referendo, decorrente de um projeto elaborado pela então deputada estadual Jusmari de Oliveira, transformar-se no município, cujo nome remete ao falecido deputado, filho do Senador Antônio Carlos Magalhães, em 30 de março de 2000, pela Lei 7619/00.

O município de Luís Eduardo Magalhães está localizado na porção oeste do estado, à latitude 12°05’31” sul e à longitude 45°48’18” oeste, estando à altitude de 720 metros, portanto uma das cidades mais altas da Bahia.

Situa-se na Microrregião de Barreiras e na Mesorregião do Extremo Oeste Baiano localizando-se a uma distância de 947 quilômetros a oeste da capital estadual, Salvador. Ocupa uma área total de 4 018,778 km², representando quase 10% do total do estado.

Seu território tem, como limites, as cidades de: Barreiras e São Desidério (em território baiano) e Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga e Aurora do Tocantins em (território tocantinense).

Economia

Possui a décima maior economia do estado da Bahia, sua região é responsável por sessenta por cento da produção de grãos do estado, sua renda per capita é uma das maiores do Brasil. O parque industrial é composto por empresas líderes em seus segmentos, inclusive quase vinte multinacionais. Sua agricultura é pujante, diversificada e de grande produtividade, possuindo grandes áreas irrigadas. Sua pecuária é de alta qualidade tanto na área genética como tecnológica.

Fica localizada na região econômica do MATOPIBA, acrônimo para as regiões de: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Que é descrita como região de alto potencial em agricultura, mas ainda com grandes falhas em infraestrutura, em fase de início de desenvolvimento. Da qual o Estado da Bahia é destaque. Na última década, diversas transformações socioeconômicas ocorreram nessa região ligadas à ampliação da infraestrutura viária, logística e energética, tendo entre outras consequências o surgimento de polos de expansão da fronteira agrícola baseados na adoção de tecnologias agropecuárias de alta produtividade.

O município sedia um dos maiores eventos de equipamentos de alta tecnologia destinados ao agronegócio, a Bahia Farm Show. Sua rede de hotéis é diversificada e suficiente, indo dos mais simples até o de categoria internacional. Seu comércio é suficiente para atender toda a demanda de seus habitantes, tanto na área de alimentos como produtos e implementos agropecuários e construção civil. A cidade conta com grandes investimentos, tanto na construção de edifícios residências, bem como em condomínios horizontais de altíssimo padrão, inclusive com campo de golfe e pista de pouso para aeronaves de seus moradores.

A cidade conta com a presença de agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, HSBC, Banco do Nordeste do Brasil, Sicredi e Santander.

História

Em 1974 chega a região os baianos Enedino Alves da Paixão (Negão) e sua esposa Maria Firmino de Jesus, com seus oito filhos. Instalaram-se no entroncamento das BRs 242 e 020, construindo uma pensão que alojava os caminhoneiros que transitavam pelas BRs.

Em 2 de abril de 1982, dando início ao projeto de colonização que tinha em mente, depois de já ter sondado a região junto com seu filho mais velho; Sr. Hipólito Cardoso Ferreira, o pecuarista e empresário goiano Arnaldo Horácio Ferreira adquire uma área de terra equivalente a 182.000 ha (que aos poucos a maior parte foi vendida para agricultores que chegavam do sul do país) e estabelece o posto de combustíveis acima citado com o nome de Posto Mimoso, que pela sua localização se transformou em recordista mundial na venda de combustíveis, inclusive sendo citado no Guinness Book. Em 1984, estabelece a Colonizadora e Administradora Vale do Rio Grande, CARIG, e funda o povoado de Mimoso que em 1986, também mais ou menos nesse ano nasce um grupo de empresas denominado de GRUPO MIMOSO, nos ramos de hotelaria, transportes, alimentícios, combustíveis (Ferreira diesel -tr e posto 90 [este último servindo de terminal rodoviário da cidade inclusive até os dias atuais]) e agropecuária(fazenda Grécia e fazenda Mimoso) também de propriedade do fundador, passou a se denominar Mimoso do Oeste, e em 1989 é elevado à condição de distrito. No início dos anos 80, aportaram-se na região pecuaristas e agricultores oriundos do sul do país em busca de melhores condições de vida, e atraídos pelas características da topografia, a grande abundância de água e sua altitude, que a caracterizava como uma possível nova fronteira agrícola. Dentre estes agricultores e pioneiros, encontravam-se os senhores Adelchi Pereira Ramos, que chegou contratado para trabalhar no Posto Mimoso em 1981, em 1984 Jacob Lauck, agricultor e piloto e Amélio Gatto ambos gaúchos. Também em 1984 chegaram, Luís Hashimoto, agricultor, Eduardo Massao Yamashita, engenheiro agrônomo do Paraná, e o gaúcho Constantino Catarino de Souza, este até então radicado em Pérola, cidade paranaense, que em busca de expandir sua capacidade de produção agrícola e pecuária, adquiriu uma grande área de terra, onde iniciou a produção de grãos e a criação de gado. Ottomar Schwengber, agricultor gaúcho, viu na cidade a possibilidade de prosperar, comprando grandes quantidades de terras, que após sua morte em 1992, foi dividida entre seus filhos que estavam na Bahia (Alguns ficaram no sul), foi a família Schwengber que fundou o primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) da cidade, devido o pioneirismo dos Schwengber, foi fundada uma escola municipal com o nome de Ottomar, a escola Ottomar Schwengber.

Siegfried Janzen, conhecido como Toni, de Dianópolis, TO, fundou a primeira Associação de Moradores de Mimoso do Oeste. O evento foi comemorado, com torneio de futebol e a assinatura de uma declaração. Chegando também a promissora região o pedreiro Aparecido Cirilo e sua esposa Amélia Pontes Costa Cirilo (Amelinha) e família, sendo ela uma das primeiras enfermeira da região salvando vidas de pessoas.

Luís Eduardo Magalhães “Capital do agronegócio”

Fundação: 30 de março de 2000
Gentílico: luís-eduardense
Prefeito(a): Oziel Alves de Oliveira (PDT) (2017 – 2020)

Características geográficas

Área: 4 018,778 km² (BR: 369º)[4]

População: 84 753 hab. (BA: 34°) –  estimativa IBGE/2018[5]

Densidade: 21,09 hab./km²

Altitude: 720 m

Clima: Tropical semi-úmido média anual 22 graus Aw

Fuso horário: UTC−3

Indicadores

IDH-M: 0,716 elevado PNUD/2010[6]

Gini: 0,62 PNUD/2010[7]

PIB: R$ 4 359 783 mil (BA: 8º) – IBGE/2015[8]

PIB: per capita