PALESTRA ORIENTOU PACIENTES SOBRE OS PERIGOS DA HIPERTENSÃO

Uma palestra realizada hoje na Unidade de Saúde do Bairro Conquista chamou a atenção para os perigos da hipertensão arterial. A doença atinge um número cada vez maior de pessoas de diferentes idades e oferece riscos ao coração, vasos sanguíneos, cérebro e rins, sendo uma das principais causas de derrames, infartos e insuficiência renal. De acordo com os especialistas, um dos maiores problemas da hipertensão, em muitos casos, é a ausência de sintomas. Quando aparecem, os mais comuns são dor de cabeça, no peito, tontura, visão embaçada, cansaço excessivo e dificuldade para respirar.

Durante a palestra, os pacientes foram orientados a adquirir hábitos saudáveis de alimentação, como o consumo de frutas, verduras, legumes e temperos naturais. Eles acompanharam atentamente as explicações sobre os riscos do consumo exagerado de sal e a importância das atividades físicas regulares. Eles aprenderam também que o uso de medicamentos só pode ser feito sob orientação médica. “São recomendações simples que fazem toda a diferença na manutenção de uma boa qualidade de vida”, comentou o prefeito Oziel Oliveira.

Segundo as estatísticas do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos os hipertensos brasileiros passaram de 22,5% para 25,7% da população. “Por isso é cada vez mais importante que as pessoas tenham acesso às informações e é isso que estamos proporcionando em Luís Eduardo Magalhães”, ratificou o chefe do executivo municipal.