“PASSOS QUE SALVAM”: A 3 DIAS DA CAMINHADA, PREFEITURA DE LEM INTENSIFICA CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER INFANTOJUVENIL

No próximo domingo, dia 26 de novembro, Luís Eduardo Magalhães participará de um movimento nacional liderado pelo Hospital de Câncer de Barretos, especializado no tratamento de crianças e adolescentes que sofrem da doença. É a “Caminhada Passos que Salvam”, que além de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, a fim de aumentar as chances de cura, está arrecadando recursos para a manutenção dos serviços da instituição. Com o apoio da Prefeitura, estão sendo vendidos kits compostos por uma camiseta, uma “sacochila” e um boné, que custam R$ 35. Os interessados em colaborar devem se dirigir aos pontos de venda montados na Prefeitura, Centro Cultural, Hiper Santo Antônio e Kumom.

“A experiência do câncer é difícil para qualquer pessoa, seja acompanhando o sofrimento de um parente próximo ou vivenciando o processo de cura e tratamento. A situação se torna ainda mais delicada quando o paciente é uma criança”, comentou a Secretária de Governo, Katerine Rios, coordenadora da caminhada em Luís Eduardo Magalhães.

A iniciativa do Hospital do Câncer de Barretos e da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães ganha ainda mais importância, com a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil nesta quinta-feira (23). A data tem por objetivo estimular ações preventivas e educativas associadas à doença, promovendo debates sobre as políticas públicas de atenção às crianças com câncer, além de fomentar o apoio aos pacientes e familiares.

O Hospital de Câncer de Barretos, situado no interior de São Paulo, se tornou referência no atendimento a casos de câncer infantojuvenil, realizando 1 milhão e 200 mil atendimentos por ano com pacientes de todo o Brasil, inclusive de Luís Eduardo Magalhães. Em 2016, a edição da “Caminhada Passos que Salvam” foi realizada em 500 municípios brasileiros e arrecadou R$ 6,5 milhões. Em 2017, seiscentas cidades já confirmaram a participação e a expectativa é que haja um aumento de 15% na arrecadação. Para a coordenadora nacional da campanha, Naima Khatib, “o intuito é despertar a população e divulgar para toda a sociedade, quais são os sinais e sintomas da doença, já que eles são facilmente confundidos com os de outras enfermidades menos graves”.

“Focar apenas em tratamento não é mais o futuro, pois o que irá curar mais crianças é garantir o atendimento no estágio inicial do câncer e promover hábitos saudáveis para que elas não desenvolvam a doença”, concluiu o prefeito Oziel Oliveira.

A “Caminhada Passos que Salvam” começará às 7h30. A concentração será em frente ao Centro Administrativo.