PREFEITO OZIEL OLIVEIRA PARTICIPA DA ABERTURA DA BAHIA FARM SHOW 2017

Iniciou hoje (30) em Luís Eduardo Magalhães, a 13ª edição da Bahia Farm Show, maior feira agropecuária do Norte/Nordeste e a terceira do país. Com término no dia 03 de junho, o evento é realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Instituto Aiba (IAiba), com o apoio da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Fundação Bahia, e terá programação voltada para segmentos da agropecuária, agricultura empresarial e familiar, com ênfase na produção de grãos, fibras, frutas e pecuária, em regime de irrigação e sequeiro. Ao longo da feira, também serão realizados 28 debates e workshops.

Durante a cerimônia de abertura, o primeiro a falar foi o Presidente da feira e da Associação dos Irrigantes do Oeste da Bahia (AIBA), Celestino Zanella. Ele agradeceu a participação e o empenho de todos os envolvidos para a realização do evento. “Sem estas pessoas não teríamos aqui a maior feira agrícola do Norte/Nordeste do Brasil e a terceira maior do país”, exclamou Zanella. Ele ressaltou a necessidade de políticas públicas direcionadas para o incentivo do agronegócio. “Este setor é o que alavanca a economia do país e precisamos dar melhores condições de trabalho aos nossos produtores”, encerrou o presidente.

Já o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, destacou a importância do evento e solicitou apoio às instituições financeiras para flexibilizar a aprovação de linhas de crédito, não apenas para o custeio da safra, mas também para a aquisição de máquinas, caminhões e equipamentos agrícolas de uma forma geral. “Dessa forma, estimularemos a atividade dos nossos produtores rurais, melhorando ainda mais a economia do nosso município e da nossa região”, comentou Oziel. O prefeito falou sobre a felicidade em retornar à Bahia Farm Show em mais um mandato como chefe do executivo de Luís Eduardo Magalhães. “Eu que iniciei a feira no meio da rua, 13 anos atrás, com a ajuda de vários funcionários públicos e pessoas da comunidade, enfrentando dificuldade. Sinto-me muito fortalecido nesse momento e isso só foi possível porque articulamos com muita gente: Governo do Estado, Governo Federal, iniciativa privada, além de associações e sindicatos ligados à agricultura”, explicou Oziel.

Estiveram também presentes Vanir Kolln, vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães; João Leão, vice-governador da Bahia; Oto Alencar Filho, Presidente da Desenbahia; Vitor Bonfim, Secretário da Agricultura da Bahia; Marco Antônio Vargas, Diretor da ADAB e Carminha Missio, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

A Bahia Farm Show deve gerar cerca de 900 empregos diretos e 1.900 indiretos. De acordo com a organização, cerca de 220 expositores estão representando aproximadamente 600 marcas de setores como aviação, maquinário, irrigação e armazenagem de todo o país, distribuídos numa área de 102 mil m². A expectativa é de que a feira receba em torno de 70 mil visitantes e movimente mais de R$ 1 bilhão.

Ingresso Solidário

O ingresso para ter acesso à feira custa R$ 10 e assim como nas três últimas edições, parte do valor arrecado com a venda será doado ao Hospital do Oeste, que além de atender toda a região, assiste também pacientes dos estados do Tocantins e Piauí. O intuito da iniciativa é auxiliar na estruturação da unidade hospitalar, que é a maior da localidade. Com a arrecadação de 2015, foi possível adquirir equipamentos complementares para a ala de cardiologia do HO; já em 2016, as verbas ajudaram a equipar a ala pediátrica.

Confira mais imagens na galeria das fotos.