PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES FOMENTA AÇÕES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A semana dedicada ao Meio Ambiente foi movimentada em Luís Eduardo Magalhães. Entre os dias 5 e 9 de junho, diversas ações promovidas pela Prefeitura, ratificaram a importância da preservação da fauna, flora e dos recursos hídricos.

A primeira atividade foi a posse dos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, composto por 15 conselheiros, representantes do poder público, das áreas social e econômica. “São pessoas que irão nos apoiar na gestão pública, ajudando a apresentar projetos para a aplicação dos recursos de forma transparente”, disse a Secretária do Meio Ambiente, Izabel de Paula. Ainda, segundo a secretária, o conselho também gerencia os recursos provenientes das multas aplicadas. “Esses recursos podem ser direcionados, por exemplo, para escolas, melhoria na estrutura do viveiro de mudas e do Centro de Educação Ambiental. Nós precisamos que o conselho nos auxilie neste sentido”, comentou.

A posse do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio de Janeiro também ganhou destaque. Formado por 30 integrantes ligados às áreas pública e privada, além de associações de classe e produtores rurais, tem como função determinar quais atividades e os impactos que podem ocorrer dentro da área. Conforme Izabel de Paula, diversas ações ligadas ao turismo, agricultura e pecuária podem ser desenvolvidas na localidade, desde que não coloquem em risco os recursos naturais lá existentes.

Izabel garantiu apoio à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – RECICLALEM. Um mutirão social, em parceria com as Secretarias de Saúde e Trabalho e Assistência Social, realizou palestras e esclareceu dúvidas dos associados com nutricionista, farmacêutica, psicóloga e fisioterapeuta, demonstrando formas corretas de postura no momento da coleta dos materiais recicláveis. Na ocasião, houve também o cadastramento de pessoas interessadas em participar de programas habitacionais do governo.

A União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) realizou em Riachão das Neves, uma reunião itinerante para abordar o tratamento adequado do lixo e destinação correta dos resíduos: prefeitos e representantes de 15 cidades discutiram propostas com a finalidade de solucionar o problema o mais rápido possível. “Este assunto é uma preocupação de todos os municípios da região. Agora, os secretários municipais farão um novo encontro para visitar cidades, onde já existe a destinação correta do lixo, e assim, avaliar o seu funcionamento. Essa é uma atitude que poderá nos ajudar na condução dessa prática tão importante”, explicou Izabel de Paula.

A última atividade foi uma visita ao Parque Lina Galvani, que possibilitou aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente conhecerem a área de preservação ambiental, participando no final, de uma confraternização.

Para o Prefeito Oziel Oliveira, a Semana do Meio Ambiente em Luís Eduardo Magalhães apresentou excelentes resultados e assegurou que a discussão dos temas abordados continuará sendo realizada. “São assuntos de interesse de toda a nossa sociedade. O tratamento correto do lixo, a manutenção das Áreas de Proteção Ambiental e o bem-estar dos nossos colaboradores contribuem de forma direta para a melhoria da nossa qualidade de vida”, encerrou Oziel.

Confira mais imagens na galeria de fotos