PREFEITURA DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O Prefeito Oziel Oliveira e os secretários de Saúde, Dr. Felipe Mehlem; Educação, Leandro dos Santos e Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson, reuniram-se com pais e responsáveis por pessoas com necessidades especiais para tratar da definição de políticas públicas destinadas a este público.

Na reunião, foi comunicada a contratação de mais dois médicos para a rede pública de saúde, sendo um exclusivamente para atendimento a pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes. O prefeito salientou ainda, o compromisso da gestão para a contratação de um dentista que trabalhe com a mesma exclusividade.

“Vamos criar mecanismos para que os pais e acompanhantes, devidamente identificados, tenham atendimento prioritário nas unidades de saúde. Quem cuida de pessoas com necessidades especiais também precisa de um atendimento prioritário em qualquer órgão da rede municipal, bem como a gratuidade da passagem em transporte municipal”. Garantiu o prefeito.

Na ocasião, foi apresentada a Sra. Camila Pavese, responsável pela equoterapia no município, um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais.

Foram discutidas ainda, as práticas de inclusão na escola e o acesso à cultura, fundamental para a construção de uma sociedade inclusiva. Para tanto, é importante que todos possam estar incluídos nos movimentos artístico-culturais, em que a capacidade criativa, inventiva, a sensibilidade e a imaginação são estimuladas enquanto formas de expressão.

“O tempo de ter medo de mandar os alunos especiais para a escola já acabou. Estamos empenhados em qualificar profissionais para atender essas pessoas dentro das escolas”. Afirmou o secretário de educação, Leandro dos Santos.

“O amor é o ponto mais importante para o atendimento de todos, sobretudo, para as pessoas com necessidades especiais”. Finalizou o prefeito.