SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL, ROSE SANDERSON, ARTICULA NO TJ/BA A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO NAS UNIDADES ESCOLARES

Nos dias 30 e 31 de março, a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson e a Gerente de Proteção dos Direitos e Cidadania e responsável pelo Balcão de Justiça e Núcleo Jurídico da pasta, Arlene Allexssandriny, participaram de um curso de capacitação de mediação e conciliação promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
 
O treinamento tem o propósito de qualificar os participantes na aplicação dos princípios éticos e técnicas que auxiliem nas fases da mediação e conciliação de conflitos consensuais, fomentadas pelos balcões de justiça e cidadania, buscando sempre uma negociação colaborativa entre as partes envolvidas no processo.
 
O Balcão de Justiça e Cidadania é um projeto de mediação comunitária do Poder Judiciário do Estado da Bahia, em que são oferecidos às pessoas economicamente menos favorecidas, serviços gratuitos de orientação jurídica e mediação de conflitos, na área de família como divórcio e pensão alimentícia, e na área cível (questões de menor complexidade, como cobrança de dívida). Seu objetivo principal é facilitar o acesso à Justiça e promover a pacificação social.
 
O Balcão de Justiça e Cidadania da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães está vinculado à Secretaria de Trabalho e Assistência Social e é fruto de um convênio firmado com o TJ/BA. Nele, são realizados diversos tipos de mediação, principalmente relacionados ao Direito de Família.
 
Na ocasião, Rose Sanderson articulou com um dos ministrantes do curso, Dr. Luiz Fernando Pinto, Juiz de Direito, uma visita a Luís Eduardo Magalhães a fim de estudar a possibilidade de implantação de um projeto de sua autoria, que visa à realização de mediação e conciliação nas unidades escolares. Dentre outras finalidades, busca incitar o interesse pela prática, nos discentes, orientando-os a adotar uma conduta ética e pacificadora nas situações conflituosas. Se concretizado, Luís Eduardo Magalhães será a primeira cidade do Brasil a se beneficiar com um projeto de tamanha importância. 
Confira mais imagens na galeria de fotos.