BAHIA FARM SHOW 2017: SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ZPE

Ocorreu na manhã de hoje (31), o seminário sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) no auditório montado no stand da FAEB, na Bahia Farm Show. Na abertura do evento, o presidente da Associação dos Agricultores Irrigantes do Oeste da Bahia (AIBA), Celestino Zanella, citou alguns dos desafios enfrentados pelos produtores rurais da região, principalmente no aspecto da infraestrutura, que dificultam o processo de exportação. Zanella apresentou dados dos investimentos da iniciativa privada no setor, que diminuem os prejuízos da falta de apoio do poder público, sobretudo, na manutenção de rodovias, segurança e combate a incêndios em áreas de cerrado. “Para falar em exportação precisamos resolver primeiro alguns gargalos da nossa região”, comentou o presidente. Outro ponto levantado por Celestino Zanella é a necessidade da liberação do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães para o transporte de carga. “Há produtos que precisam ser escoados de forma rápida para que não se perca qualidade. Com essa agilidade, poderemos agregar valor à nossa produção e mandar para outros países”, concluiu.

Presente no evento e representando o Prefeito Oziel Oliveira, o Secretário da Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Franco Bosa, também destacou a importância desse tipo de atividade, que só aumenta a capacidade de geração e renda dos nossos produtores, estabelecendo novas fronteiras comerciais. “O mundo está cada vez mais globalizado e precisamos nos preparar para esse intercâmbio com países de todos os continentes”, comentou.

O coordenador geral da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Leonardo Santana, apresentou os benefícios para as empresas que se adequarem a esse tipo de investimento. De acordo com Santana, as empresas voltadas para a exportação são submetidas ao controle da alfândega nacional, mas recebem incentivos tributários, como redução ou isenção de impostos como IPI,CONFINS e  PIS/PASEP. “É uma ótima possibilidade de investimento para os empreendedores do oeste da Bahia”, disse o presidente.

Sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE)

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas específicas para a fabricação de produtos para exportação. Elas são instaladas nas regiões menos desenvolvidas do país, visando reduzir desequilíbrios regionais, bem como fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do país. Na Bahia, a única Zona de Processamento de Exportação está em Ilhéus, no Sul do estado. 

Confira mais imagens na galeria de fotos

Acesse aqui